Os dias da Linhaceira: 16 de Maio de 1834

O dia 16 de Maio de 1834 ficou marcado por aquele que é indiscutivelmente o acontecimento histórico mais relevante ocorrido no nosso território. Tratou-se da Batalha de Asseiceira, assalto final da guerra civil entre absolutistas e liberais, em que estes últimos, levando a melhor, ganhariam definitivamente a contenda.
Tal como acontecera algum tempo antes com as invasões francesas, também o impacto da presença militar no então ainda concelho de Asseiceira terá sido significativo.
Mas ao impacto directo não devemos deixar de associar os efeitos conjunturais provocados pelos vários anos de guerra civil, com todas as suas sequelas, incluindo a saúde pública.
A verdade é que, à falta de outra informação, há um indicador importante no que se refere ao impacto na vida local.
Segundo o livro "Linhaceira e as suas escolas", de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, os lugares de Linhaceira, Roda, Guerreira/Santa Cita e Cerejeira tiveram uma quebra significativa no número de nascimentos ocorrido na década de 1831/1840, com reflexos ainda na década seguinte. Apenas na então vila de Asseiceira tal não aconteceu, talvez porque o facto de ser então um pólo urbano lhe tenha dado alguma segurança, que as aldeias não tiveram.


Comentários

Mensagens populares