Os dias da freguesia: 15 de Junho de 1879

No semanário A Verdade, datado de 15 de Junho de 1879 (e acessível através da Memória Digital de Thomar), havia duas referências à freguesia de Asseiceira.
Uma delas, pouco consentânea com o rigor que hoje exigimos (ou devíamos exigir...) de uma notícia, afirma simplesmente: "Dizem-nos que vai pedir a demissão, o senhor Eusébio Freire, regedor de Asseiceira".



A outra, refere o movimento mensal de alunos, em Maio, nas escolas primárias do concelho, que já aqui publicámos, oriundo dos Anais do Município de Tomar.Por comparação com o quadro de Abril desse ano, vemos que a escola de Asseiceira era, neste período, uma das menos sujeitas a flutuações.



Comentários

  1. Parabéns pelo vosso blog, com posts muito curiosos.
    Este diz-me especial respeito, dado ser Eusébio Freire meu tetravô. Sabem mais informações sobre ele ou podem indicar-me outras fontes locais, que possam ser consultadas e me permitam construir um seu perfil mais completo?
    Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno. Muito obrigado pelas palavras simpáticas. Vamos ver o que encontramos sobre o seu tetravô e comunicaremos. Vá acompanhando o blogue, pode ser que apareçam outros dados relevantes.
      Cumprimentos,
      Nuno Garcia Lopes

      Eliminar
    2. Caro Nuno, agradeço a sua atenção.
      Vou certamente acompanhar o blogue, até porque já encontrei outros nomes que me são familiares, literalmente.
      Melhores Cumprimentos,
      Bruno Gomes

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares