Os dias da Linhaceira: 15 de Junho de 1961

Voltamos hoje ao dia 15 de Junho, porque há um documento importante, de 1961, que não pode deixar de ser trazido a público.
Não podemos, todavia, deixar de chamar a atenção para o seguinte: os textos em causa foram escritos numa época em que Portugal vivia sob um regime ditatorial e em que todo o sistema público enfermava desse mal.
Ou seja, devem estes discursos ser lidos com o máximo cuidado e tendo a noção de que o seu fim principal era elogiarem o regime salazarista - talvez por isso digam tão pouco da realidade da Linhaceira, há meio século atrás.
Aqui ficam, pois, os discursos proferidos pelo professor Carlos Mourão, director adjunto do Distrito Escolar de Santarém, e pela professora Maria Isilda Neves da Silva, então a leccionar na Linhaceira, proferidos na inauguração do terceiro edifício da Escola Primária (actual EB1), em 28 de Maio de 1961, e reproduzidos na íntegra pelo jornal O Nabão de 15 do mês seguinte que, curiosamente, "esqueceu" a voz da Comissão de Melhoramentos local, em nome da qual discursou José Alves Garcia.
Um tema que pode ser visto com mais detalhe no espaço que já lhe dedicámos neste blogue e no livro "Linhaceira e as suas escolas", de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes.


Comentários

Mensagens populares