Os dias da Linhaceira: 17 de Julho de 1977

Foi a 15, 16 e 17 de Julho de 1977 que se realizou a 1ª Grande Festa pelo Desporto e pelo Recreio, organizada pela ACR Linhaceira, e noticiada pelo jornal Cidade de Tomar.



Para além das actividades típicas das festas populares da época (e que não tiveram grandes alterações de então para cá) a iniciativa incluiu ciclismo (curiosamente o mesmo acontecera na primeira festa religiosa, aquando da inauguração da capela velha, em 1928), luta livre, atletismo e motocross.
Houve ainda fado e folclore, para além de três bailes. Destes, merece destaque a actuação do conjunto Os Plutónicos.
Não vos diz nada? Pois fiquem a saber que foram a génese dos Ferro & Fogo, nome que passaram a usar, segundo as crónicas, precisamente em 1977, o que dá maior relevo a esta actuação na Linhaceira. O grupo, surgido na década de sessenta, em plena febre do yé-yé, chegou a  gravar alguns singles nessa época, sendo o seu vocalista Gino Garrido figura com algum destaque nacional, embora já não pertencesse ao conjunto aquando da sua passagem por cá, conforme conta o blogue Under Review - para uma história da música urbana em Portugal.


Comentários

Mensagens populares