Os dias da Linhaceira: 7 de Novembro de 1897

No dia 7 de Novembro de 1897, o jornal A Verdade, que então se publicava em Tomar, transcrevia a "relação dos mancebos recenseados e sorteados (...) recrutas para o serviço militar", ou seja a "lista das sortes". É um documento curioso, entre cujos 15 nomes referentes à freguesia de Asseiceira (embora não discriminados por lugares), encontraremos com certeza alguns dos nossos antepassados.


 
Ei-los, pois, a partir da pesquisa feita por Miguel Garcia Lopes:
 
António Manuel (Asseiceira) - filho de Manuel António e de Maria Rosa e neto de António José e Maria Antónia e de José Francisco e  Luísa Henriques.
 
- João António (Roda) - filho de José António e Maria Rosa e neto de Manuel António e Maria de Jesus e de José Luís Vicente e Maria Rosa. 
 
 
- João Marques (Linhaceira) [na foto com o neto Celestino]- era filho de Custódio Marques e de Maria Rosália de Jesus, neto de João Marques e de Maria Josefa e de Manuel António Gilberto e de Maria Genoveva. Casou com Maria do Rosário, tendo ido viver para o Pocilgão, onde foi pai de António, João e  Manuel Marques, de Maria - que casou com José Vicente Bernardino (Alfaiate) - e de Emília, que casou com José Alves Garcia. António Marques casou para a Peralva e Manuel Marques para o Falagueiro. Eram conhecidos pela alcunha de "Lentos".
 
- António Silva (Roda) - filho de José da Silva e Maria Catarina e neto de Manuel da Silva e Custódia de Jesus e de Fernando Rosa e Maria Catarina.
 
 
 
- Francisco Dionísio (Linhaceira) - filho de Manuel Dionísio e de Emília de Jesus, e neto de Dionísio Simões e Joaquina da Conceição e de Manuel António Gilberto e Maria Joaquina. Casou com Júlia de Jesus cerca de 1905 e moraram no Casal dos Rafaéis (hoje Rua D. Gastão). Tiveram cinco filhos, sendo que do filho Jacinto Dionísio vivem hoje alguns filhos e netos na Linhaceira. Também existe ainda a casa onde morou a filha de Francisco Dionísio, Guilhermina de Jesus, que foi casada com José Pereira Cardador, na mesma Rua D. Gastão.
 
- Manuel Ferreira (Linhaceira) - casou com Matilde de Jesus cerca de 1899. Teve onze filhos.
Este casal foi progenitor de Manuel Ferreira Eugénio, o qual casou com Hermínia Maria em 17/5/1930. Nos assentos deste último há uma referência à Laranjeira. Não se encontrando, até agora, referência a outros familiares (descendentes) ou ao casal, parece de admitir que tenham ido para outra freguesia. Laranjeira (na Praia do Ribatejo)? É possível...
 
- Manuel Antunes (Guerreira) - filho de Manuel Antunes e Vitória Godinho e neto de Carlos Antunes e Josefa Joaquina e de Vitorino Ferreira e Joaquina Godinho. Este Manuel Antunes teve, entre outros, uma irmã chamada Maria da Purificação ou Maria Purificação Antunes, que casou em 1901 com José Gonçalves Fagulha, o qual era filho de Francisco Gonçalves Fagulha, curiosamente o mesmo nome de um médico de Paialvo que exerceu a sua profissão durante muitos anos na Matrena. Seriam da mesma família?
 
- Manuel d'Oliveira (Santa Cita) - filho de Alexandre Oliveira e Maria Josefa da Purificação e neto de Manuel de Oliveira e Luísa Costa e de Manuel Garcia e Joaquina da Purificação. Foi casado com Albertina Lopes Oliveira e tiveram, em 1905, uma filha chamada Laura.
 
- Manuel Sirgado (Cerejeira) - filho de Manuel Sirgado e Rosa Emília e neto de João Sirgado e Maria Josefa  e de Joaquim Dias e Maria Emília.
 
- Manuel Sirgado (Roda) - filho de Custódio Sirgado e Maria Jacinta e neto de José Oliveira Figueiredo e Josefa Conceição e de Rafael Oliveira e Gertrudes Conceição. Casou com Custódia Rosa.
 
- Manuel Antunes (Guerreira) - filho de António Antunes (ou António Carlos Antunes) e de Guiomar da Conceição, e neto de Carlos Antunes e Josefa Joaquina e de José Duarte e Bárbara de Jesus. Era irmão de Guilhermina Conceição Antunes, a qual casou com João Maria Arraiois e teve três filhos: Emília da Conceição, Maria de Nazaré e Gabriel Arraiois. Deste Manuel Antunes não encontro, até agora, descendentes registados na freguesia de Asseiceira.
 
 - Miguel Duarte Silva (Asseiceira) - filho de José Duarte da Silva e Ana dos Santos Duarte e neto de José Duarte e Maria da Purificação e de Francisco dos Santos e Ana Margarida. Casou em 1903 com Maria Ângela (ou Augusta) Santos Oliveira.
 
- António Vicente (Linhaceira) - filho de Manuel Vicente e Rosália Santa e neto de José Vicente Inácio e Joana de Jesus e de António Santos e Rosália da Purificação. Com alguma reserva, diremos que este António Vicente terá casado para a Perdigueira com Potenciana Joaquina. A reserva deve-se ao facto de Manuel Vicente aparecer como casado na Linhaceira com Rosália Santa mas também na Perdigueira com Maria Santa. Pode tratar-se de um engano no registo ou então esta Maria Santa ser um segundo casamento por morte da sua possível irmã, Rosália Santa.
 
- Manuel Pinhão Júnior (Roda) - filho de Manuel Pinhão e Iria Joaquina e neto de Manuel Pinhão e Maria Ribeira e de João José Carvalho e Maria Joaquina. Casou com Maria Rosa.
 
 


Comentários

Mensagens populares