Matrena: a Fábrica e a Ponte

Fugimos hoje um bocadinho ao esquema habitual deste blogue, na sequência da proveitosa discussão lançada pela publicação de uma foto da Ponte da Matrena, que datámos como possivelmente anterior à última década do século XIX.
A partilha no grupo Linhaceirenses e Amigos, no Facebook, provocou um conjunto de bem documentados comentários, nomeadamente por parte de Rui Garcia Simões, Luís Faustino, Francisco Lopes e Mónica Grácio.
Enquanto tentamos aprofundar as pesquisas sobre a origem da fotografia em causa (cujo original nos chegou inserido num documento de word), vamos dar mais algumas pistas que ajudem a tentar decifrá-la.
Para isso, publicamos um pormenor da fotografia em causa, mais ampliado e com manipulação dos contrastes, de forma a tornar mais visíveis os elementos que a podem ajudar a datar: a estrutura da ponte, vegetação "natural" na margem direita onde hoje está o edifício da fábrica, aquilo que parece ser um açude a um nível mais baixo que o actual e mais chegado para a margem direita, um edifício a meio da colina que aparenta ser da Quinta da Matrena e (no topo direito da foto), uma silhueta de edifícios que pode eventualmente ser da igreja e antigo convento de Santa Cita, sendo que o caminho para a Matrena era então pela rua (hoje sem saída) que parte da igreja.

 
 
Para comparação parcial (a tomada de imagens foi feita de um ângulo menos elevado), publicamos também uma fotografia mais recente).
 
 
 
Os mapas do Google (na versão online percebe-se melhor) ajudam a perceber a lógica da nossa interpretação, ao identificarem o edifício da Quinta da Matrena e a igreja de Santa Cita.
 



Comentários

Mensagens populares