Os dias da Linhaceira: 22 de Dezembro de 1909

As maiores cheias do rio Nabão nos últimos 150 anos ocorreram no dia 22 de Dezembro de 1909, o mesmo ano em que a região já fora sacudida por aquele que foi também o maior terramoto do século em Portugal continental.
Na Fábrica de Papel da Matrena existe ainda a marca do nível que a água atingiu, cerca de um metro acima do nível da estrada na zona onde esta é mais baixa.
A água não terá chegado a ultrapassar o nível da ponte, mas os relatos orais transmitidos por pessoas dessa época diziam que muitos linhaceirenses subiram à colina mais próxima, na margem do rio, na espectativa de verem quando é que a força das águas derrubava a ponte.
No livro "Coisas simples da terra tomarense - O rio, os açudes e as rodas", de Nini Ferreira, há uma imagem desta cheia em Tomar, que aqui partilhamos a partir da sua publicação  no site Tomar Terra Templária.

 
 
Da Matrena, para se ter uma noção do carácter extraordinário de 1909, publicamos uma foto de Tito Costa, obtida nas mais recentes cheias de grande dimensão, em 2006, em que o nível da água ficou sempre abaixo do patamar do rés-do-chão da fábrica.
 


Comentários

Mensagens populares