Os dias da Linhaceira: 13 de Fevereiro de 1966

Faz hoje 48 anos que foi inaugurado o nicho dedicado a Nossa Senhora dos Caminhos que é hoje um dos ex-libris da Linhaceira.

 
Durante muito tempo, conviviamos com ele diariamente sem ter noção, pelo menos os menores de 50 anos, dos factos importantes que o envolviam, e que só recentemente foram desvendados no livro "Linhaceira e as suas escolas".
Desde logo, por ter sido o primeiro de um conjunto de nichos que apareceriam nos anos seguintes nas aldeias das redondezas.
Depois porque a sua aparência singela, perfeitamente integrada na paisagem urbana local, esconde a assinatura de um arquitecto tomarense de relevo, José Inácio da Costa Rosa.
Finalmente, pelas palavras proferidas, na inauguração, pelo presidente da Câmara, Aurélio Ribeiro, e reproduzidas na extensa reportagem do jornal Cidade de Tomar: "Durante os sete anos em que exerço o cargo de presidente da Câmara Municipal de Tomar, muitas têm sido, felizmente, as inaugurações a que tenho assistido. Porém, quero e devo declarar aqui, com a maior sinceridade, que esta foi a que mais me impressionou, sensibilizou e cativou tanto pelo seu significado espiritual como ainda pela forma com que tudo e todos se associaram a esta festa a todos os títulos sublime e encantadora".
Rezam as crónicas que o 13 de Fevereiro de 1966 foi um dia chuvoso mas que nem isso demoveu os "milhares de pessoas" que segundo o repórter estavam presentes, numa inauguração que chegara a estar prevista para meses antes mas seria adiada para esta que foi, claramente, uma data a marcar a História local.




Comentários

Mensagens populares