Os dias da Linhaceira: 4 de Fevereiro de 2008

Principal festividade local desde há um quarto de século, hoje é dia de começar a referir o Carnaval da Linhaceira aqui na BTL, já perceberão porquê.
O Carnaval é uma das datas móveis do nosso calendário, dependendo da data em que acontece a Páscoa, uma vez que decorre sempre 47 dias antes.A sua fixação tem por base a decisão tomada pelo Concílio de Niceia, no ano 325, de que a Páscoa seria celebrada no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após o equinócio da Primavera. Com a adopção do calendário gregoriano, essa data acontece entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.
Deste modo, ocorrendo 47 dias antes do domingo de Páscoa, a terça-feira de Carnaval calhará sempre entre os dias 4 de Fevereiro e 9 de Março.
São estes, pois, os limites temporais do principal evento linhaceirense, tomando por base apenas a terça-feira, como é óbvio. Desde que se realiza “institucionalmente” nesta aldeia, o dia de Carnaval nunca atingiu as datas limite: o mais temporão aconteceu em 2008, em que a terça-feira calhou a 5 de Fevereiro, e o mais serôdio em 2011: 8 de Março.
Recordemos, pois, o Carnaval da Linhaceira de 2008, com o respectivo cartaz:



A reportagem do jornal Cidade de Tomar:


E uma foto da Porcalhada (retirada do site Linhaceira.net). De facto, o ano de 2008 ficaria marcado pela estreia dessa actividade que se tornaria numa marca distintiva do evento e no grande acontecimento das tardes de terça-feira gorda, uma vez que o corso ganhou raízes nas tardes de domingo.



Comentários

Mensagens populares