Os dias da Linhaceira: 1 de Março de 1160

Comemoram-se hoje os 854 anos da fundação do Castelo Templário de Tomar por D.Gualdim Pais, conforme lápide existente no local, e de que publicamos a foto com a respectiva transliteração, a partir do documento publicado pelo Boletim Informativo da Câmara Municipal de Tomar em Março de 2010.


O território onde actualmente está situada a Linhaceira e a freguesia de Asseiceira seria então uma zona praticamente desabitada. Em 1302, D. Dinis mandou aí construir a povoação de Asseiceira, conferindo-lhe protecção dos seus vizinhos poderosos, nomeadamente o Município de Tomar, e criando depois o seu próprio concelho.
Foi nessa dinâmica de povoamento que, de acordo com o livro "Linhaceira e as suas escolas", de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, terão surgido os Casais da Mynhaxeira, referidos no "Numeramento de 1527-1532".
A futura Linhaceira e a freguesia envolvente fizeram parte do concelho de Asseiceira até 1836, quando este foi extinto, pelo que só a partir de então foram integradas no concelho de Tomar.

As fotos, de espaços do castelo habitualmente fechados ao público, foram obtidas por Nuno Garcia Lopes no dia dos 850 anos da fundação, 1 de Março de 2010.





Comentários

Mensagens populares