Comemorações do 5º e 7º centenários dos forais de Asseiceira

No dia 2 de Janeiro de 1315, D. Dinis concedeu carta de foral a Asseiceira, o que significa que desde essa data, e até 1836, Asseiceira foi um concelho próprio.
Assim, no próximo dia 2 de Janeiro,  Asseiceira comemora 700 anos do seu primeiro foral.
Por coincidência, porém, foi exactamente duzentos anos depois que D. Manuel confirmou os privilégios do nosso território, com o chamado foral novo, concedido no dia 2 de Novembro de 1514.
Ou seja, amanhã temos todos o privilégio de poder comemorar os 500 anos exactos deste segundo foral.
Para além do programa do dia, que podem consultar no cartaz que publicamos nesta página, acontecerão ao longo destes dois meses várias outras actividades comemorativas. Uma delas precisamente neste local.
Sendo o principal centro de recolha e estudo da História da freguesia de Asseiceira, a Biblioteca de Temas Linhaceirenses não podia deixar de se associar a estas celebrações. Assim, entre 2 de Novembro e 2 de Janeiro, este blogue fugirá do figurino habitual, publicando um conjunto de cerca de sessenta artigos com uma súmula da História local, desde os mais antigos vestígios da presença humana até à extinção do concelho.
Para além de toda a informação e documentação que fomos recolhendo desde a criação deste projecto, servirão de base a esta tarefa os estudos recentes (alguns deles inéditos) de José Rafael Sirgado e de Fernando Freire, as recolhas com meio século mas nunca ultrapassadas de Amorim Rosa, ou mesmo de Vieira Guimarães, a "Carta Arqueológica do Concelho" do arqueólogo Carlos Batata, bem como a publicação mais recente, e única que tentou chegar mais perto da realidade de cada lugar, "Linhaceira e as suas escolas", de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes.
Para acompanhar diariamente, aqui, a partir de amanhã.




Comentários

Mensagens populares