História de Asseiceira, 1 - Época pré-histórica

A proximidade de importantes cursos de água e de zonas férteis terá, certamente, motivado a presença de populações humanas no território que hoje constitui a freguesia de Asseiceira num passado longínquo, particularmente a partir do momento em que começou a ser praticada a agricultura a e a domesticação de animais.
Segundo a "Carta Arqueológica do Concelho de Tomar", publicada por Carlos Batata em 1997, a presença humana foi aqui detectada muito mais cedo, tendo sido encontrados vestígios paleolíticos datáveis do período designado como acheulense, há cerca de 300 mil anos.
Foi o próprio arqueólogo quem descobriu, em 1990, por baixo do pavimento de uma casa em ruínas na pequena rua que desce em direcção ao rio a partir da igreja de Santa Cita, lascas residuais de sílex e de quartzito que evidenciam utilização de pedras para o fabrico de utensílios, eventualmente no Paleolítico Médio.


As margens da ribeira da Beselga têm também sido férteis em achados, nomeadamente na Quinta do Vale e, também na margem direita, no local onde hoje passa a autoestrada e onde, em 1989, Luiz Osteerbeck e Ana Rosa Cruz encontraram cerâmica e material lítico datável do Neolítico Final até à Idade do Bronze.
Também a sul, já no concelho de Vila Nova da Barquinha, a vizinha freguesia de Atalaia tem igualmente sido palco de descobertas arqueológicas igualmente datáveis do Paleolítico.



Comentários

Mensagens populares