História de Asseiceira, 60 - Os mais antigos linhaceirenses conhecidos

Data de 21 de Novembro de 1706 um facto que se tornou histórico porque é o mais antigo registo paroquial conhecido referente à freguesia de Asseiceira. É a partir desta data que podemos reconstituir os elos familiares que nos ligam à actualidade.
O documento, reproduzido pela primeira vez no livro "Linhaceira e as suas escolas" de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, dá-nos conta do casamento celebrado entre Manoel Roiz Anjo e Maria Francisca, ambos moradores na Linhaceira, tal como os seus pais, os dele João Roiz e Izabel Antunes, os dela António Marques e Francisca Simoa.
Estes dois últimos casais são, portanto, dos moradores mais antigos que conhecemos na Linhaceira (embora os pais que aparecem nos registos de casamentos dos anos seguintes possam eventualmente ser mais velhos), estimando-se que tenham nascido pelos anos 1650 aproximadamente.
Refira-se que o apelido Roiz corresponde ao actual Rodrigues e que era frequente os apelidos das mulheres serem adaptados ao feminino, daí que Simoa corresponda a Simões.
O casamento foi fecundo, dele resultando pelo menos cinco filhos, que casaram entre os anos de 1732 e de 1756.
Registe-se ainda que este passou a ser o terceiro documento mais antigo de que temos conhecimento com referência directa à Linhaceira, depois da carta e do respectivo auto que referem o Porto da Linhaceira em 1530 e do censo da Mynhaxeira no Numeramento publicado em 1532.

Comentários

Mensagens populares