Biblioteca de Temas Linhaceirenses: A maratona já começou há dois anos

A brincadeira com a grande revelação do ano da Biblioteca de Temas Linhaceirenses, o Porto da Linhaceira, no jornal satírico "Carlitos Periódico", comemorativo dos 25 anos do Carnaval

Quando, há um ano atrás, celebrava o primeiro aniversário deste projecto, suspirei longamente de alívio por ter conseguido levar a cabo a tarefa a que me tinha proposto: publicar diariamente, sem interrupções, durante 365 dias, artigos que ajudassem a construir a História da nossa comunidade.
Pensei então em descansar um pouco, deixar o blogue à mercê da inspiração sem a pressão de criar pelo menos um artigo diário.
Porém, ao olhar para as estatísticas, que faziam daquele o mês com mais visualizações de sempre, e ao ouvir e ler os comentários frequentes de todos aqueles para quem a Biblioteca de Temas Linhaceirenses constituía, de facto, um valor importante, senti-me incapaz de quebrar essa rotina.
Se o primeiro ano fora difícil, o segundo (evitando o mais possível cair em repetições) ainda mais o foi.
Todavia, valeu a pena passar por todos os sacrifícios em nome das perto de 35 mil visualizações que já teve este projecto que se ancora numa aldeia com um milhar de habitantes e numa freguesia com pouco mais de três mil.
Valeu a pena ser um dos veículos de uma das festas mais bonitas que a freguesia já viveu:  a comemoração dos 500 e dos 700 anos dos seus forais.
Valeu a pena ter trazido ao conhecimento público uma das revelações mais importantes sobre o passado da Linhaceira: a existência do porto fluvial que é garante de que este nome já existe há cinco séculos.
Contribuímos também para fazer chegar mais longe o nome desta terra.
Mas, acima de tudo, preservámos o nosso bem mais precioso, a memória, registando documentos diversos e colocando-os à disposição do mundo inteiro.
Talvez neste terceiro ano eu descanse mesmo alguns dias, mas a Biblioteca já é imparável.
Contribuam: com imagens, documentos, papéis velhos, ou apenas histórias que vocês conhecem. O e-mail apaeli@gmail.com está à vossa espera.

Comentários

Mensagens populares