E se Manuel Francisco fosse mesmo da Linhaceira?

Para perceberem o artigo de hoje é fundamental começarem por ler o de ontem, que nos fala da descoberta de um homem, nascido cerca de 1783, chamado Manuel Francisco Linhaseira.
Continuamos no campo das suposições, especulação pura. Porém, a verdade é que, compulsando os arquivos da genealogia local que Miguel Garcia Lopes tem vindo a criar, se nos deparam dois possíveis candidatos linhaceirenses:
O primeiro é  Manuel Francisco, nascido em 1782, na Linhaceira, filho de Inácio Francisco e de Maria Simoa (ela natural do Outeiro, freguesia de Paio de Pelle, actual Praia do Ribatejo), e neto de Manuel Francisco e de Francisca Maria (da Linhaceira) e de António da Silva e Margarida Simoa (do Outeiro). A diferença de meses bate certo com a possível idade de incorporação militar e entre os muitos Manuéis Franciscos da época, seria natural a referência ao local de nascimento para o diferenciar.
Outro possível candidato seria Manuel Francisco, nascido em 1780 ou 1781 (foi baptizado logo no início de 1781) em Val Sás, filho de António Francisco e de Genoveva Maria e neto paterno de Manuel Francisco e de Maria dos Anjos. Sendo também uma hipótese e dando força à ideia de que este era um nome muito vulgar na época, e aparecendo a zona do Falagueiro com alguma referência confundida com a Linhaceira, nessa época, é bastante menos provável do que o primeiro.
Mantenho a chamada de atenção: tudo isto, para já, é muito especulativo. Mas que bate extraordinariamente certo, lá isso é verdade.

Comentários

Mensagens populares