A Linhaceira no livro de um bispo irlandês em 1752

Em vésperas do terceiro aniversário da Biblioteca de Temas Linhaceirenses, revelamos mais um documento histórico de grande valor sobre a nossa aldeia. Trata-se de um livro intitulado “A catechism moral and controversial”, da autoria de Thomas Burke (também referido em Portugal como Tomás de Burgo), bispo de Ossory, na Irlanda, no século XVIII.
O livro, escrito em inglês, foi publicado em Lisboa em 1752, abordando temas doutrinais, mas é na longa dedicatória, redigida em latim, que reside a sua importância para nós. A obra é dedicada ao então cardeal patriarca de Lisboa, D. José Manoel da Câmara de Atalaia, filho do 4º Conde de Atalaia e irmão do 1º Marquês de Tancos.
E é precisamente ao expressar a importância da sua família que o autor enumera as possessões do seu irmão, D. João Manoel de Noronha, senhor de “Atalaya, de Tancos, de Aceyceyra, de Villa nova da Erra”, e do património “de Aguias” e também de “Moutta, Barquenha, Roda, Linhaceyra, Baginhas” e do património de “S. Martha”, para além de outros locais mais afastados da nossa região.
Ora, o que se torna aqui relevante é o facto de, para além das vilas (onde consta a Asseiceira) serem referidos os lugares da Roda e da Linhaceira (bem como Moita, Vaginhas e Barquinha, esta então apenas um lugar do concelho de Atalaia), o que demonstra que teriam já uma dimensão significativa para justificarem serem referidas numa dedicatória de um prelado irlandês.
O documento, que pode ser lido na íntegra aqui,é também importantíssimo por ser uma das mais antigas referências à Linhaceira em livros impressos.




Comentários

Mensagens populares