O Carnaval na Linhaceira, 1 - Um rancho de 1959

Este ano o Carnaval é só no último dia do mês, mas, consoante as luas (explicamos aqui como funciona esse calendário), pode começar a ser festejado logo no início de Fevereiro. Por isso, a partir de hoje, a Biblioteca de Temas Linhaceirenses começa uma série especial dedicada à festividade mais mediática da nossa aldeia.
A tradição do Carnaval na Linhaceira vai muito para além da visibilidade que o corso organizado começou a ter na última década do século XX. De facto, a prática de partidas nem sempre muito suaves no Entrudo vai até onde chega a memória oral.
Mais recentemente, e em particular pelas décadas de 1950 e 1960, existiram ranchos de Carnaval, devidamente organizados e com indumentária própria. É o caso do Rancho Folclórico Flores do Ribatejo, de que hoje relembramos uma foto rara, gentilmente cedida com as respectivas identificações por Manuel Diamantino.
Temos então, na fila da frente, da esquerda para a direita:
Aida Costa, Florinda Lopes, Maria Marques Lopes, Maria Fernanda Brás Lopes, Fernanda Salvador, Vítor Brás Lopes.
Atrás, da esquerda para a direita:
Cipriano Salvador, Maria Marques, Manuel Marques, Ilda Lopes, António Brás Lopes, Maria Luís, Manuel Bernardino, Vitor Sousa, Belmira Sousa, Lurdes Sousa, Hortense Alves, Maria Salvador, Manuel Diamantino, Fernando da Silva, Maria Lopes, Fernando Salvador, Adélia Costa, Jorge Santos, Manuel Sirgado Marques.

Comentários

Mensagens populares