História da Linhaceira, 27 - séc. XVIII, a evolução da natalidade

Apresentamos hoje os dados referentes à evolução da natalidade naqueles que são actualmente os maiores centros populacionais da freguesia em metade do século XVIII. Com base nos registos de baptismo que já conseguimos trabalhar, chegámos às conclusões visíveis no quadro e no gráfico.
Em termos gerais, dizem-nos que a Linhaceira e a Roda tinham um perfil quase idêntico no que se refere aos número de nascimentos entre 1710 e 1760, enquanto a Asseiceira (com uma média de pouco mais de dois nascimentos por ano na década de 1711/1720), teve um enorme crescimento que a levou de terceiro a primeiro lugar mais fecundo em meio século. A Guerreira (começam a aparecer no final deste período os primeiros registos com o nome de Santa Cita) tinha ainda, claramente, uma pequena expressão.
No que diz respeito diretamente à Linhaceira, a média foi quase sempre inferior a cinco nascimentos por ano, à excepção das décadas de vinte e de cinquenta, sendo que nos últimos anos dessa década o número efectivo de baptismos teve um crescimento significativa, chegando aos 13 por ano em 1759.

 
 

Comentários

Mensagens populares