História da Linhaceira, 28 - 1807, invasões francesas

As primeiras notícias que nos surgem da Linhaceira no século XIX têm a ver com as invasões francesas. Sob o comando de Napoleão Bonaparte, os franceses tinham imposto o bloqueio naval aos ingleses em toda a Europa. Aliado dos britânicos, Portugal foi o único país que não acatou essa ordem, o que resultou na sua invasão por tropas francesas e espanholas.
No dia 27 de Novembro de 1807, um exército espanhol comandado por D. Juan Carrafa e composto por 7.593 homens atravessou o nosso território, vindo de Punhete (Constância) e dirigindo-se a Tomar, pelo caminho Roda - Linhaceira - Matrena - Santa Cita - Guerreira.
A dimensão do contingente dá-nos uma ideia do impacto que a sua passagem terá tido, por muito rápido que tenha sido o atravessamento. Essa divisão militar ficou depois aquartelada em Tomar até 8 de Dezembro, embora uma parte ali tenha permanecido até Março do ano seguinte.
A imagem apresenta um dos desenhos feitos pelo capitão Manuel Isidro da Paz durante o conflito, cujo caderno está no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, que publicou na internet este e mais alguns desenhos.


Comentários

Mensagens populares