1527 - Mynhaxeira

O documento mais antigo que se conhece com referência à Linhaceira é o Registo das cidades, vilas e lugares que há nesta Comarca da Estremadura e dos moradores que há em cada um deles, parte do habitualmente mencionado como Numeramento de 1527-1532, primeiro recenseamento efectuado no Reino de Portugal, e de que aqui reproduzimos a transcrição na publicação Arquivo Histórico Português, em 1908, onde aparece com a designação de Mynhaxeira.



Diz o documento, em linguagem actual:
Fui eu escrivão à vila da Ceiceira, que é do dito D. Jorge [de Meneses, também senhor da vila de Atalaia], e achei haver 40 vizinhos no corpo da vila. Título do seu termo: A Lagoa do Grou tem 1 vizinho. A Roda tem 16 casais em que há 17 vizinhos. A Mynhaxeira tem 15 vizinhos com seus casais. Tem de termo para a parte de Tomar meia légua, e para a parte de Punhete [Constância] tem de termo outra meia légua, e para Atalaya tem um terço de meia légua, e para Torres Novas outro tanto (da Ceiceira a Tomar será légua e um quarto, e da Ceiceira a Atalaya [uma] légua).
Parte com as vilas de Atalaya e Tomar e Torres Novas e Pai de Pele [Praia do Ribatejo]. E por assim ser o assinou o juiz, no livro que em meu poder fica. [Eu,] Jorge Fernandes o escrevi. Soma 74 vizinhos.

In "Linhaceira e as suas escolas" de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, Biblioteca de Temas Linhaceirenses, Linhaceira, 2013

Comentários

Mensagens populares