Prémio Literário A Escola

No âmbito do Centenário das Escolas na Linhaceira, foi criado o Prémio Literário A Escola, com o objectivo de incentivar a escrita e a leitura, mas também ajudar a destacar a Escola, valorizando-a enquanto espaço de vivências de alguma forma marcantes para todos nós.
Esta é uma iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, da Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, da Junta de Freguesia de Asseiceira e do Município de Tomar.
O cartaz é um trabalho gráfico do designer Francisco Lopes, com base no pictograma da escola criado pelo designer Miguel Atalaia para a Biblioteca de Temas Linhaceirenses.
Pode saber mais acompanhando a nossa página no Facebook. Caso tenha alguma dúvida, contacte-nos pelo e-mail bibliotecalinhaceira@gmail.com ou através do Messenger.

Regulamento

1 – O prémio é aberto a textos de ficção narrativa sobre o tema “A escola”. Os concorrentes terão toda a liberdade para entenderem de forma pessoal o conceito de ficção narrativa (incluindo a “contaminação” por outras expressões artísticas), bem como para abordarem o tema.

2 – Podem concorrer todos os cidadãos portugueses, independentemente do país onde residam, e cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

3 – As obras deverão ser inéditas e escritas em Língua Portuguesa, gramaticalmente correctas, qualquer que seja a opção ortográfica do seu autor.

4 – O prémio terá três escalões:
1) Infantil - até aos 10 anos de idade
2) Juvenil - dos 11 aos 17 anos de idade
3) Adulto - a partir dos 18 anos de idade

5 – Existirão três categorias de prémios, que poderão ser acumuláveis:
a) Nacional
b) Autores nascidos ou residentes no concelho de Tomar
c) Autores nascidos ou residentes na freguesia de Asseiceira

6 – Cada participante poderá concorrer com um máximo de dois trabalhos.

7 - O júri terá em conta a originalidade, qualidade literária e bom domínio da língua.

8 – Os trabalhos deverão ser enviados em formato digital com o mínimo de uma página A4 (escalão infantil), três páginas A4 (escalão juvenil) ou cinco páginas A4 (escalão adulto). Em qualquer dos escalões o tamanho máximo será 60 páginas A4. Na primeira página deverá constar a indicação do escalão e da categoria.

9 - O envio deverá ser feito para o e-mail bibliotecalinhaceira@gmail.com numa mensagem com:
- o trabalho concorrente num ficheiro anexo,
- acompanhado de outro anexo, cujo título será o pseudónimo do autor, e que conterá os seus dados (pseudónimo, escalão, categoria, nome, morada, idade, número de telefone e e-mail).
- no assunto deverá escrever-se Prémio Literário.

10 – O prazo limite de envio serão as 23h59 do dia 15 de Julho de 2018.

11 – Os trabalhos concorrentes serão avaliados por um júri de cinco pessoas, que integrará um elemento da Biblioteca de Temas Linhaceirenses e quatro especialistas em livros e literatura.

12 – A entrega de prémios decorrerá no mês de Outubro, no âmbito das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira.

13 – Prémios:
- Os nove trabalhos premiados serão publicados em livro
- Todos os premiados receberão no mínimo uma prateleira em madeira recheada de livros, sendo que o vencedor nacional adulto receberá garantidamente uma estante em madeira e os livros para a preencher.

14 – Os concorrentes premiados cedem à Biblioteca de Temas Linhaceirenses os respectivos direitos sobre os seus textos, que poderá utilizar em quaisquer meios de divulgação, desde que contenham a referência ao seu autor.



Comentários

Mensagens populares