História de Asseiceira, 91 - Batalha de Asseiceira

A luta pelo poder entre D. Pedro IV e D. Miguel agudizou-se, redundando numa guerra civil que voltou a martirizar um povo ainda não refeito das atrocidades das invasões francesas.
Porém, mau grado todo o impacto que necessariamente teve no território asseiceirense, podemos hoje orgulhar-nos de ter sido aqui, numa área que tem como vértices Santa Cita, Asseiceira e Linhaceira e depois se prolonga para sudoeste (ver mapa abaixo), que ocorreu um dos acontecimentos de maior relevo na construção de um Portugal moderno, a batalha derradeira que deu a vitória às tropas constitucionalistas e liberais afectas a D. Pedro IV contra os absolutistas de D. Miguel.
Uma das obras que melhor abordam este assunto é o livro "A batalha de Asseiceira - Memória historico-descriptiva" de F. Sá Chaves, que teve pelo menos três edições até 1907 e que, para além de uma descrição aprofundada, inclui fotografias dos locais onde a batalha se desenrolou e um mapa do local, que publicamos graças ao generoso empréstimo por parte do Rui Garcia Simões.
A batalha de Asseiceira ocorreu no dia 16 de Maio de 1834. Podem consultar mais dados sobre este assunto na Biblioteca de Temas Linhaceirenses aqui e aqui.
As aguarelas que publicamos, do pintor Alfredo Roque Gameiro, mostram-nos uma imagem da vivência sob a autoridade de D. Miguel e do desembarque no Mindelo das tropas afectas a D. Pedro, momento que conduziria ao confronto militar.





Comentários

Mensagens populares